O que são Cookies?

Cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam por um período o que o usuário está fazendo. Cookies armazenam seu histórico de navegação, bem como logins e senhas. É por causa deles que você pode acessar sua conta no Facebook sem precisar sempre digitar seu e-mail, pois o navegador (utilizando os cookies) faz isso por você.

Além de vários aspectos funcionais, os cookies também cumprem um excelente serviço em sistemas bastantes conhecidos como o Google Drive, por exemplo. É graças à capacidade do cookie armazenar informações, que nós conseguimos trabalhar nossos textos, e planilhas, apresentações até mesmo de de maneira Off-Line, e, assim que re-conectamos, o nosso trabalho não é perdido.

Existem dois tipos de cookies:

Cookies First party
Cookies Third party

Cookies First Party

são aqueles gerados pelo próprio domínio. Ou seja, na perspectiva do dono do site, são as informações que os visitantes geram durante a sua navegação.

– Quais abas você visitou;
– Se procurou algum produto, e “esqueceu ele no carrinho”;
– Se preencheu algum formulário, etc.

Muitos serviços construtores de site ou e-commerces utilizam de cookies para habilitares essas funcionalidades aos seus clientes. Então, não se assuste se ao pesquisar ver que o seu site dispara cookies de 1st Party, sem te avisar. Eles praticamente se tornaram um “padrão de mercado”. Voltando à capacidade de armazenamento do cookie, estas informações são de fato “geradas” pela nossa navegação, e os cookies são uma das maneiras de armazenarmos isso. Como?

Quando o sistema gera um cookie, este tem um identificador que grava as informações no banco de dados da empresa, bem como no navegador do visitante. Um exemplo bastante simples é de quando acessamos um portal de notícias e nos deparamos com o famoso Pay Wall, “você já atingiu o número de notícias lidas por dia, assine nossos serviços”.

Como ele sabe que você já leu tal matéria?

Simples, pelos cookies que ele grava em seu navegador a cada artigo lido. (Quer dizer que se eu limpar os cookies, ou navegar anonimamente eu vou poder ler à vontade?… Calma, calma… será que eles não pensaram nisso também?


Cookies Third Party

são cookies de terceiros, de qualquer fonte externa ao domínio. Ou seja, empresas terceiras ao dono do site que também disparam seus cookies para registro das informações dos seus visitantes.

Na maioria das vezes estes cookies de terceiros devem (deveriam) ser todos autorizados para ali estarem, caso contrário o dono do site pode tomar um susto com a quantidade de gente “sugando”os dados dos seus(s) site(s).

Alguns exemplos bastante comuns de serviços que disparam Cookies:

– Facebook Ads             – Google Ads             – Google Analytics
– Hotjar                          – Cloudfare                – Mixpanel
Zendesk

Como a LGPD afeta o uso de cookies?

O artigo 5º da Lei Geral de Proteção de Dados dá definições legais de termos que você lerá bastante pesquisando sobre o regulamento. 

Nem todos os dados que os cookies carregam são pessoais. Por exemplo, sua visita ao nosso site não é um dado pessoal. Mas, a partir do momento em que você cadastrar seu e-mail em um site como Facebook, você estará se identificando. Portanto, este é um dado pessoal que poderá ser carregado por um cookie.

E é a partir daí que a LGPD passa a afetar a forma como seus dados são usados por sites e como seu site trata dados de usuários. O problema com o uso de cookies se inicia quando não se sabe que dados, para quais finalidades e por quem estão sendo utilizados. É uma questão de privacidade e transparência, valores que são o alicerce da LGPD. A utilização de cookies que violar a LGPD será penalizada, e entre as penalidades estão multas.

Quem precisa da política de cookies?

Todos os sites que tratam dados, mais especificamente que disparam Cookies de First ou Third Party. Se o seu site processa dados pessoais ou dados que, cruzados, podem identificar uma pessoa individualmente, ele precisa ainda mais de uma revisão na forma como essas informações são processadas.

Mas, isso deve ser listado na Política de Cookies ou na Política de Privacidade?

Isso vai da opção da empresa em diferenciar as coisas, pois, pode ser uma tratativa diferente do seu modelo de negócios. Algumas empresas tratam as normativas para os seus dados “digitais” na empresa na política de Cookies, e as “off-line” na política de privacidade. Mas, de novo, varia muito então recomendamos que você consulte um especialista que analise o seu modelo de negócios, e todos os fluxos e mapeamentos de dados da sua empresa para entender a necessidade desta diferenciação.


Contato

11 3646-2970
Av. Imperatriz Leopoldina, 957 - 1911 - Vila Leopoldina
CEP: 05305-011 - São Paulo 
relacionamento@eprivacidade.com.br

Prefere um atendimento consultivo?